quinta-feira, 29 de março de 2012

Poucas horas que fazem uma grande diferença

Já faz quase dois meses que nós estamos de volta ao trabalho no centro comunitário Casa Semear. Quando digo “nós”, quero dizer eu mesma e os outros membros da equipe (Robert, Silvana, Dora e assistente social Eliane). Como alguns de vocês talvez se lembrem das nossas últimas cartas informativas, o Caio praticamente parou de trabalhar na ABBA e está atualmente trabalhando para uma editora cristã aqui em São Paulo. Quer dizer que a nossa equipe é um pouco menor do que era ano passado, e como consequência disso, tivemos que abaixar também o número de crianças e adolescentes que participam da programação da Casa Semear. Estamos trabalhando com um grupo de mais ou menos 80 crianças agora, o que ainda é um grupo bastante grande!


Voltando rapidamente ao novo trabalho do Caio: ele está trabalhando 6 horas por dia para a editora Vida Nova e no momento o trabalho consiste principalmente em correção de texto de livros que foram traduzidos para o Português. No futuro ele espera poder trabalhar com a tradução de livros também. Ele está trabalhando em seu próprio ritmo, em casa na base do voluntariado.


Como muitos de vocês devem saber, ele adora livros e teologia, então até agora ele está gostando muito desta nova ocupação. Além do trabalho para a Vida Nova, ele ainda está parcialmente envolvido com a ABBA também. Nas quintas-feiras ele nos ajuda na Casa Semear e de vez em quando ele ajuda na divulgação da ABBA, pregando em igrejas e desenvolvendo pôsteres e vídeos que divulgam o nosso trabalho.


As atividades da Casa Semear já estão funcionando a todo vapor, o que significa que eu estou ocupada principalmente com a programação SuperMulher para meninas adolescentes, estou dando aula de Inglês nas sextas-feiras e estou sempre descobrindo e desenvolvendo novas formas de fazer artesanato com as crianças. Além dos chaveiros `animais´ que já fazemos há muito tempo, agora também produzimos bolas de natal feitas de isopor e tecido (patchcolagem). Uma das maneiras para apoiar o projeto Casa Semear, é comprando esses produtos de artesanato que fazemos. Todos os recursos serão usados diretamente para o trabalho com crianças e adolescentes.



Para as crianças mais novas tentamos achar uma nova forma de fazer artesanato a cada semana, para que elas também tenham a oportunidade de desenvolver sua criatividade e enquanto isso, aprendem várias habilidades úteis, como usar uma tesoura, desenhar, colar e saber reconhecer cores e formatos.

Fazendo tartarugas de EVA com os pequenos

Este ano eu iniciei a programação SuperMulher com uma retrospectiva sobre 2011: quais foram pontos altos para você em 2011? As respostas das meninas me surpreenderam e me mostraram claramente a importância do nosso trabalho, do nosso papel na vida delas! 95% das respostas tinham a ver com atividades da Casa Semear! Quando eu desafiei as meninas a pensarem além do centro comunitário, a resposta delas foi curta e clara: além daquilo que vivemos na Casa Semear, não há muita coisa que vale a pena ser lembrado! Os pontos altos do ano delas foram os encontros da SuperMulher, o acampamento de adolescentes em Julho, o acampadentro da SuperMulher e a festa de Natal!




Às vezes a gente se pergunta se a nossa presença aqui neste bairro, na vida destas famílias e crianças, tem algum efeito, faz alguma diferença... Aquilo que fazemos parece ser tão pouco... Aquelas poucas horas por semana que elas estão conosco no centro comunitário e que podemos ensiná-los, acompanhá-los e construir amizades... O resto da semana elas vivem num mundo tão negativo, tão destrutivo, tão cheio de violência, indiferença e perigo. E aí muitas vezes parece que este mundo tem um efeito muito mais forte sobre elas do que aquilo que nós conseguimos passar durante aquelas poucas horas da semana...


Mas como é bom ver que Deus usa essas poucas horas da semana para influenciar e transformar a vida dessas crianças! São como pequenos raios de luz de amor, atenção, amizade, paz e alegria que têm sim um impacto significante na vida delas! Aí entendemos a grande importância de um simples sorriso, um copo de café com leite quentinho, uma simples pergunta: “Como você está hoje?”, ou um abraço bem gostoso no fim do dia antes que voltem para suas casas. São as pequenas coisas que fazem diferença, uma grande diferença! Mesmo se às vezes não parece, mesmo que nem sempre nos damos conta disso. Deus quer nos usar, isso é maravilhoso! Oro para que este ano Ele me use, nós use, para levar transformação às vidas de muitas crianças e adolescentes. Para a Sua glória, não a nossa... e para o Seu Reino.  



Que Deus te abençoe!


Abraços,



Caio & Dorothee

Nenhum comentário:

Postar um comentário