segunda-feira, 11 de abril de 2011

SuperMulher


Há algumas semanas nós começamos um programa semanal especialmente para meninas adolescentes (SuperMulher) entre 11 e 18 anos. Já no ano passado percebemos que muitos adolescentes que chegam numa idade de uns 15 anos, param de vir pro centro comunitário e acabamos perdendo contato com eles. Uma pena, porque principalmente eles precisam tanto de um lugar próprio deles, boas amizades, bons conselhos e uma direção sábia nestes anos tão decisivos da vida deles. 

Daí a nossa iniciativa de desenvolver uma programação divertida, dinâmica e informativa para as adolescentes. Eu estou à frente do grupo e estou desenvolvendo uma programação muito boa que veio de uma ONG cristã na Holanda (eles me pediram para traduzir este material para português, então também estou ocupada cumprindo esta tarefa) – Jovens para Cristo. Essa ONG tem um trabalho específico para adolescentes em várias cidades da Holanda. 


O programa é feito para um grupo de meninas que se encontra toda semana para conversar sobre vários assuntos relacionados a este estágio de suas vidas. Tópicos como: auto-imagem, auto-estima, amizades, vínculos familiares, talentos e interesses, o futuro e a sociedade, sexualidade e namoro, e muito mais. Toda semana fazemos um programa completo que envolve brincadeiras, atividades sérias, conversas descontraídas e papo sério. Espero que juntos vamos conseguir criar um ambiente seguro e positivo no grupo para as meninas se sentirem livres para falar sobre aquilo que elas têm em mente; e que, com o tempo elas perceberão que dá pra compartilhar sobre questões mais difíceis, problemas mais íntimos e experiências tristes com as quais elas estão lidando. 


 














Acabamos de começar o programa, mas já é um sucesso. As 18 meninas que participam estão muito animadas. Estamos nos divertindo muito juntas enquanto fazemos várias atividades divertidas: fazendo pirulitos de chocolate (comendo tudo depois né), assistindo filmes, fazendo teatro, criando um diário, fazendo pirâmides humanas e fazendo uma sessão de fotos hilária. Eu já percebo que as meninas estão ficando mais e mais unidas no grupo e que estão se sentido mais seguras, compartilhando mais e falando mais sério, cada vez mais.


 
 












Através desse programa estamos tentando manter contato com as meninas, estabelecendo amizade com elas, andando ao lado delas e sendo um exemplo para elas. A maioria das meninas vêm de uma família desestruturada onde elas têm que lidar com a mãe que trabalha o dia inteiro, a ausência de uma boa figura de pai e uma situação social de alto risco (crime, vida de rua, drogas, gravidez na adolescência etc.). Este programa oferece um pouco de suporte, informação, direção e dicas baseados em princípios bíblicos.


Elas são meninas muito preciosas com muito talento e habilidade. Oramos para que possamos vê-las crescendo para se tornar jovens saudáveis e equilibradas com respeito próprio e confiança, tendo objetivos e sonhos valiosos. Meninas que conhecem bem seu Pai celestial e sabem que são amadas.

Gostaria de convidar vocês a orar por essas 18 meninas.

Deus os abençoe,

Dorothee

Nenhum comentário:

Postar um comentário